Centro de Memória
O Centro de Memória da Estrada de Ferro Vitória a Minas foi inaugurado em outubro de 2006, com o objetivo de reunir e organizar a vasta documentação existente sobre a ferrovia, criada em 1903, tornando as informações acessíveis ao público.


O acervo, organizado por meio de um banco de dados e atualmente com cerca de 18 mil itens, contém livros, plantas, mapas, documentos e fotografias, entre outros registros e preciosidades, que ilustram ricamente a história da Estrada de Ferro Vitória a Minas e da Vale desde sua fundação até o tempo presente. O acervo possui também uma biblioteca com publicações sobre Arte Moderna, Arte Contemporânea, História da Arte, História da Arte do Brasil, História do Espírito Santo e Literatura.


Com o objetivo de proporcionar o contato entre os universitários e seu objeto de trabalho, aprimorando seus conhecimentos e desenvolvendo suas habilidades, o Centro de Memória firmou um convênio com o Departamento de História da Universidade Federal do Espírito Santo em janeiro de 2009, oferecendo aos estudantes uma experiência com a prática da pesquisa histórica.


Ao fim de cada semestre os universitários apresentam trabalhos com o resultado das pesquisas feitas no Centro de Memória ao longo do período acadêmico. A relação com a universidade proporciona dinamismo na utilização do acervo e promove o Centro de Memória como um espaço de excelência na preservação da memória da Estrada de Ferro Vitória a Minas.


O Centro de Memória permanece aberto para visitas e pesquisas de segunda a sexta, das 9h às 18h no mês de janeiro, e das 8h às 17h nos meses de fevereiro a dezembro. Para atendimento a grupos, um agendamento prévio deve ser feito pelo telefone (27) 3333-2484 ou pelo e-mail centrodememoria@museuvale.com.
Galeria de Imagens