Encontros com a Arte Contemporânea . 2ª Edição
11 de abril a 13 de abril de 2018
19h às 21h
Evento iniciado em 2017, a primeira edição que ocorreu de 25 a 27 de outubro no Museu Vale, promoveu uma série de discussões sobre a arte contemporânea sobre o ponto de vista do artista, critico/curador e do historiador da arte.

Para essa segunda edição, que abre oficialmente o calendário de comemorações dos 20 anos do Museu Vale, a se realizar de 11 a 13 de abril de 2018, sempre das 19 às 21 horas, serão abordados questionamentos na busca do entendimento sobre o que é e o que faz a arte ser contemporânea. Tal questionamento visa compreender essa modalidade artística que começou a ser produzida a partir do século XX e determinou, desde então, as características fundamentais do destino da arte até os nossos dias.

O ciclo de palestras será dividido em três momentos: no primeiro dia, uma introdução mais reflexiva acerca dos parâmetros filosóficos que norteiam a arte contemporânea, a fim de esclarecer os seus fundamentos, sentidos e propósitos.

Após essa introdução, o encontro vai fazer um panorama da arte contemporânea, a partir de dois horizontes: no segundo dia, apresentando a diversidade de sua produção atual e, no terceiro dia, focando na arte brasileira. Desse modo, pensando o seu fundamento e mostrando o seu panorama, a segunda edição dos Encontros com a arte contemporânea propõe aprofundar e ampliar o seu questionamento sobre o que é a arte contemporânea.

Programação:

11 de abril de 2018 — quarta-feira — 19h
Filosofia da Arte Contemporânea

Fernando Pessoa (ES)
Pedro Duarte (RJ)

Assista seguindo (ou copie) o link abaixo: 

https://www.youtube.com/watch?v=NivYYNDPdXk 

12 de abril de 2018 — quinta-feira — 19h
Arte Hoje

Ana Paula Cohen (SP)
Sofia Borges (SP)

Assista seguindo (ou copie) o link abaixo: 

https://www.youtube.com/watch?v=hGATlR-RNXc


13 de abril de 2018 — sexta-feira — 19h
Arte Contemporânea no Brasil

Moacir dos Anjos (PE)
Marcelo Campos (RJ)

Assista seguindo (ou copie) o link abaixo: 

https://www.youtube.com/watch?v=D7eDuwu5Sk4



As  inscrições são gratuitas

* Lugares disponíveis esgotados